A ACPA foi fundada em fim dos anos 90 com o objetivo de representar os professores de língua alemã diante dos órgãos oficias, nas escolas e nas secretarias. O nosso público alvo são os professores de língua alemã do estado de Santa Catarina.
A AMPA foi fundada em 1992. Após o fechamento do Instituto Goethe de Belo Horizonte em 1996, devido à expansão do instituto pelo leste da Europa após a queda do muro de Berlim, a AMPA se tornou um apoio importante para manter o idioma alemão vivo em Belo Horizonte. Nesse mesmo ano de 1996, os ex-professores do Instituto Goethe criaram a escola de Idiomas Cultura Alemã, que mantém até hoje uma importante parceria com o Instituto Goethe e atua também como um centro credenciado de aplicação de provas desse mesmo instituto. A AMPA tem como sua sede a Cultura Alemã, que está localizada à Rua Grão Mogol 64, no Bairro Carmo.
A APPA – Associação Paulista de Professores de Alemão – é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 16 de março de 1985. Ela reúne hoje 300 associados de várias categorias, como professores de língua e literatura alemã, tradutores e intérpretes, estudantes de alemão, professores pesquisadores.
A APPLA é uma associação profissional, sem fins lucrativos, fundada em 04 de dezembro de 1986. A associação reúne associados de várias categorias, como professores de língua e literatura alemã, estudantes de alemão, professores pesquisadores, entre outros. Atualmente a APPLA conta com 57 associados de diferentes instituições do Paraná.
A Associação de Professores de Alemão do Centro-Oeste é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 21 de fevereiro de 2025, na UnB, em Brasília, por 18 associados fundadores. Ela reúne hoje cerca de 23 associados de diversas categorias como professores do ensino básico e universitário, tradutores, bem como alunos de graduação e pós-graduação.
Entre suas funções destacamos: promover uma formação continuada permanente para o aprimoramento profissional dos associados e a permanente troca de conhecimentos; oportunizar o conhecimento mútuo dos integrantes e fomentar sua integração; promover a expansão do ensino da língua alemã nos estados do Centro-Oeste; oportunizar possibilidades de intercâmbio com as demais associações regionais e entidades afins a nível nacional e internacional e oferecer, sempre que possível, bolsas de estudos para participação em congressos, seminários e cursos pertinentes a sua atuação; defender os interesses dos associados perante órgãos públicos e privados.
Coordenadora Regional: Adriana Fernandes Barbosa (Instituto de Letras da UnB)
Tesoureiro: Wisney Oliveira e Silva Costa (Centro de Línguas da UFG e PUC Idiomas - GO)
A APA-Rio (Associação de Professores de Alemão do Rio de Janeiro) foi fundada em 1988 e tem por objetivo ser uma representação dos professores de alemão do estado do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, atuando na organização de eventos ligados à cultura dos países de língua alemã e ao ensino de língua alemã, formação continuada para profissionais e futuros professores. Atualmente contamos com 54 associados. Desde 2021, os associados da APA-Rio são diretamente sócios da ABraPA
A ARPA- Associação Riograndense de Professores de Alemão foi fundada em 1972. Com mais de 40 anos de vida, os quase 200 membros mantêm viva a continuidade do ensino de língua alemã no RS, bem como a sua associação.
Para se tornar um associado, entre em contato com a sua respectiva associação regional e se torne parte de um grupo engajado no ensino de alemão!